Teatro&Cidade - Núcleo de Pesquisa Cênica do Teatro Universitário da UFMG

Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG,

31270-901. Tel: 55 (31) 9 8445 0340 - 55 (31) 9 9485 9264

e-mail: teatro.cidade.tu@gmail.com

Tereza

*estava fotografando

 

Rogério Lopes

Rogério Lopes é professor do Teatro Universitário da UFMG. Doutor em Artes Cênicas pela UNICAMP (2011), com estágio de doutoramento de doze meses no ISCTE-Lisboa/Portugal (2009) e graduado em Antropologia pela UFMG (2001). É ator e diretor teatral, tendo dirigido o grupo Peripécias Teatrais de Belo Horizonte por 12 anos, com destaque para a pesquisa realizada com máscaras populares, o teatro de rua e a coordenação de projetos de arte-educação para crianças e adolescentes de vilas e favelas. Participou como ator de espetáculos do grupo Barracão Teatro de Campinas e do grupo Evoé de Lisboa-Portugal. Os trabalhos que dirigiu para a rua têm se apresentado em festivais no Brasil e no exterior como o Festival Teatro Agosto, em Portugal, o festival internacional de teatro de Campinas, o festival de Curitiba, o festival de teatro de rua de Porto Alegre, o FIT‐ BH, o festival de Inverno da UFMG, dentre outros. Foi Vice-Diretor do TU/UFMG (gestão 2014/2015).

 

Tereza Bruzzi

Tereza Bruzzi é professora do Teatro Universitário da UFMG. É arquiteta e urbanista, mestre em humanidades e estudos culturais pelo Birkbeck College/Londres. Atua como curadora, cenógrafa e museógrafa há mais de 20 anos tendo realizado algumas exposições importantes como Inventar e Viver- 100 anos de Niemeyer em Belo Horizonte (Casa do Baile); e a exposição promovida pelo IEPHA-MG, Alameda São Francisco: O Rio inunda a Cidade, na praça da Liberdade. Realizou cenário e figurinos para diversos grupos de teatro como o Galpão Cine Horto e grupo Ponto de Partida de Barbacena. Foi diretora do Museu de Arte da Pampulha (2011/12) e da Casa do Baile / Centro de Referência de Urbanismo Arquitetura e Design da prefeitura de Belo Horizonte (2008/09). Foi Vice-Diretora do TU/UFMG (gestão 2016/2017).

José Antônio de Almeida

Natural de Belo Horizonte, 1994. Ator formado pelo Teatro Universitário da UFMG e graduando em publicidade e propaganda pela PUC Minas. Estudou teatro por dois anos no programa do governo do estado de Minas Gerais“Valores de Minas", onde também teve contato com o circo, a dança e diversas outras linguagens artísticas, mas mantendo o foco no teatro. É também ator do Teatro&Cidade, apresentando junto ao grupo os espetáculos, Capitães da Areia, “intermitentes ou vai e vem”, Trinca Matraca e o mais atual “Seis personagens a procura de um lugar”. Dando continuidade a pesquisa do grupo“Teatro&Cidade”e sua proposta de um diálogo maior dos atores com a cidade onde habitam, participou da oficina“O ator na rua”, ministrada por Ricardo Puccetti na sede do LUME Teatro, em Campinas/SP, 2015.

Diego Meneses

 

Diego Meneses – Contagem, 1990. É ator formado pelo Teatro Universitário da UFMG.(2014-2012) e, atualmente, cursa Ciências Sociais na PUC Minas. Concluiu cursos de Contador de História pelo PRONATEC (2013) e de atuação na Escola de Teatro PUC Minas (2011-2010) e Escola Livre de Teatro Uni BH (2011). Como ator atuou nos espetáculos: Morte Acidental de um Anarquista (2011), Ovelhas Negras (2011), Um Sonho de Cordel (2012) e Abraço (2014). Participou de oficinas ministradas pelo LUME Teatro, Coletivo As Travestidas, Fernando Linares, Dulce Beltrão, Rodrigo Robleño, Maria Cutia e Trampulim. No Teatro&Cidade atuou em todas as montagens do grupo tais como: Capitães da Areia, “Intermitentes ou vai e vem”, “Trincamatraca: uma mascarada de rua” e “Seis personagens à procura de um lugar”. Foi produtor e empreendedor do projeto de Circulação Intermitentes ou vai e vem da prefeitura de Contagem-MG no ano de 2015.

 
 

Nayra Carneiro

Nayra Carneiro, natural de Colatina- ES, 1987. É atriz formada pelo Teatro Universitário da UFMG (2014) e graduanda em Teatro na Universidade Federal de Minas Gerais, na modalidade licenciatura. Orientada pelo professor Rogério Lopes, desenvolveu pesquisa sobre jogo, pela bolsa de Iniciação Científica Pibic (PRPQ/UFMG –PIBIC), sendo selecionada como relevância acadêmica na semana de Iniciação Científica. Seu primeiro contato com o teatro ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, em 2007, na escola livre de teatro da FAETEC-Quintino até o ano de 2009. Estuda e trabalha como atriz em Belo Horizonte, desde 2012. Durante esse período participou das oficinas Commedia Dell’Arte ministrada pelo grupo Ygramul, Os Caminhos do Palhaço e oficina de Clown ministrada por Rodrigo Robleño e No Encalço dos bufões ministrada por Joaquim Elias. No ano de 2013, participou da “Noite de Contos”, na Funarte, com direção de Helena Mauro e foi atriz no Espetáculo “Capitães da Areia”, dirigido por Rogério Lopes. Em 2014 atuou em “Abraço” espetáculo de formatura com direção de Helena Mauro e Nós de Nós, em 2015, direção de Eugênio Tadeu. É integrante do Teatro&Cidade – Núcleo de Pesquisa Cênica do TU/UFMG, desde 2013, coordenado pelo diretor Rogério Lopes, que desenvolve pesquisas teatrais nos espaços da cidade. Os espetáculos mais recentes em que atua no Teatro&Cidade são “Intermitentes ou vai e vem” (2014), “Trincamatraca: uma mascarada de rua” (2015), e “Seis personagens a procura de um lugar” (2017).

 

Pedro Vilaça

Natural de Contagem, 1994. Graduando em Ciências Sociais pela UFMG. Ator formado pelo Teatro Universitário da UFMG. Seu primeiro contato com o teatro foi em 2007, na cidade de Itabirito/MG, onde estudou no Atelier de Artes Integradas, a escola de teatro da cidade, até o ano de 2011, fazendo os cursos de Iniciação Teatral I, II e III e o curso de teatro Preparatório. Ainda em Itabirito, integra também desde o ano de 2008 a Cia. Teatral Dona Maria Fulô, atuando em diversos espetáculos da mesma. Atualmente é ator do Teatro&Cidade – Núcleo de Pesquisa Cênica, coordenado por Rogério Lopes. Pelo Teatro&Cidade, desde 2013 desenvolve pesquisas que buscam dialogar teatralmente coma cidade e seus habitantes.

 

Rikelle Ribeiro

Atriz formada pelo Teatro Universitário da UFMG. É licenciada em teatro e atualmente cursa o bacharelado, também pela UFMG. Estudou no Núcleo Valores de Minas, completando o curso com ênfase em Teatro e posteriormente como monitora e multiplicadora do mesmo. Na graduação em teatro foi bolsista do PIBID – Programa de Iniciação a Docência. Atualmente é atriz do Teatro&Cidade – Núcleo de Pesquisa Cênica, que tem como objetivo desenvolver pesquisas que se relacionem teatralmente com a cidade.